A caminho do sul da Bahia, pelo litoral, a Cachoeira da Pancada Grande fica a cerca de 160 km de Salvador, atravessando de ferry-boat até Itaparica. É um dos maiores atrativos da cidade de Ituberá na Bahia, e está localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA). O acesso é fácil, com placas de sinalização e estacionamento. Após sair da estrada asfaltada (BA-001), o último trecho é por estrada de terra, porém bem conservado e curto.
A cachoeira, atrativo turístico da Reserva Ecológica Michelin, formada pelo Rio Mariana, tem uma queda equivalente a 60 metros de altura, e acesso por escadas (310 degraus) na lateral do rio que leva ao topo da cachoeira e, a pequenas quedas e piscinas naturais.
A partir do estacionamento caminha-se cerca de 300 metros até chegar na cachoeira, que tem um "pier" no poço para observação. É uma cachoeira linda e fácil de entrar na água, e para minha grande surpresa não estava gelada como imaginei. Você pode chegar até bem perto da parede rochosa, recebendo toda a água que cai como uma deliciosa massagem.
É um passeio delicioso em meio a mata atlântica, com uma rica biodiversidade que conta com uma grande diversidade de fauna e flora. A entrada é gratuita, com horário entre 8 e 17 horas. Não vi nenhuma opção de serviço com venda de comidas ou bebidas.
Recomendações:
Para esse tipo de passeio é sempre recomendado utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados.
Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.
Lembre-se também de levar água para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio).
Aconselhamos levar sempre algo de comer, para repor as energias, de preferência que não suje o lugar, servindo de alimento para os animais (no lugar não existe nenhum tipo de serviço).
E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.
E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.
Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!
Comments