Depois de passar a manhã em Pumakkale, seguimos em direção à Kusadasi, parando no caminho para visitar à Casa da Virgem Maria, onde dizem que ela passou os últimos anos de vida. A Casa da Virgem Maria (em turco, Maryem Ana), é um santuário católico e muçulmano localizado no Monte Koressos (em turco, Bülbüldağı - "Monte Rouxinol"), próximo à cidade de Éfeso, a 7 km de Selçuk, na Turquia.
A casa foi descoberta no século XIX através da descrição obtida das visões da freira agnóstica alemã Ana Catarina Emmerich (1774 - 1824), que acamada relatou uma série de visões da vida de Jesus e detalhes de Maria. Estes relatos foram publicados por Clemens Brentano após sua morte, uma vez que durante cinco anos Clemens visitou Ana diariamente, transcrevendo suas visões conforme ela as descrevia. A Igreja Católica não se pronunciou sobre a autenticidade da casa por conta da falta de evidências científicas aceitáveis, mas mantem um constante fluxo de peregrinos no local desde sua descoberta.
Os peregrinos cristãos visitam a casa baseados na crença de que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João, e ali eles viveram até a Assunção de Maria. O Santuário já recebeu bençãos e visitas de diversos papas, sendo o primeiro o papa Leão XIII, em 1896, deixando uma atitude positiva em relação ao local. Posteriormente visitaram o santuários os papas Pio XII, em 1951, elevando a casa ao status de Local Sagrado, Paulo VI, em 1967, João Paulo II, em 1979, e mais recentemente papa Bento XVI, em 2006. Ana Catarina foi beatificada pelo papa João Paulo II em 2004.
O templo em si não é grande, podendo ser descrito como uma capela. As pedras preservadas e a construção em si datam da Era Apostólica, consistentes com outras edificações da época, porém com pequenas adições posteriores como jardins e itens devocionais na parte externa. O interior é formado por um único recinto com um altar e uma grande estátua da Virgem Maria no centro. No lado direito existe um recinto menor, tradicionalmente associado ao quarto onde Maria dormia. Alguns dizem que a atual fonte de água localizada do lado de fora da estrutura provém de alguma forma de água corrente que passava pelo "quarto de Maria".
Fora do santuário está o "muro de pedidos" que os fiéis utilizam para deixar suas mensagens e pedidos na forma de bilhetes de papel ou pano. Ali existem muitas barracas que vendem suvenires relacionados à igreja e à Virgem Maria, entre outros. A entrada é paga, assim como o estacionamento, mas como estávamos em excursão e estava tudo incluído, não sei dizer o preço.
Em seguida visitamos um local que fabrica e vende produtos feitos de couro da região, e os modelos do desfiles foram alguns integrantes da nossa excursão.
Um lugar muito espiritualizado, frequentado por devotos das religiões católica e muçulmanos. Um lugar sagrado.
Comentários