Para conhecer as praias da Engenhoca e Havaizinho em Itacaré é preciso deixar o carro no estacionamento improvisado que tem no km 12 da BA-001, entre Itacaré e Ilhéus, na Costa do Cacau, e descer por trilhas. A Trilha das Quatro Praias, que parte desse estacionamento, leva às praias da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho, sendo que Itacarezinho pode ser acessada mais facilmente pelo outro lado, por um acesso pago (R$) que vai ao Itacarezinho Restaurante, e tem estacionamento e uma infraestrutura de alto nível para o visitante.
Comum para as quatro praias, a trilha de nível fácil está bem marcada e não tem mistério. Mais para baixo, na bifurcação, para chegar a Engenhoca deve-se pegar a trilha à esquerda, se dobrar à direita irá para Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Você passará por área de floresta e coqueirais, caminhando por cerca de 20 minutos. Não é necessário guia, mas se você se sentir inseguro pode contratar um.
Ao chegar na Engenhoca você encontrará um pequeno rio que desagua no mar, e barracas que vendem bebidas e comidas típicas e oferecem apoio ao visitante. É uma praia que apesar de estar um pouco isolada, quase sempre terá gente, já que devido às ondas é bastante frequentada por surfistas, e tem infraestrutura, o que atrai pessoas que gostam de um certo conforto.
Com cerca de 10 minutos de caminhada, o Havaizinho é outra praia maravilhosa. Com coqueiros e uma pequena enseada, tem ondas e com maré baixa apresenta uma grande faixa de areia é um verdadeiro paraíso dos amantes da natureza. Ali existem barracas rústicas que servem comidas típicas e bebidas, oferecendo apoio ao visitante. Está separada da Praia da Camboinha por arrecifes.
Recomendações:
Para esse tipo de passeio é sempre recomendado utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados, pois o terreno é irregular e pode eventualmente causar quedas.
Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.
No lugar existem barracas que vendem comidas típicas e bebidas.
E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.
E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.
Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!
Dois paraísos incríveis para conhecer quando visitar Itacaré, assim como as outras praias que escrevo em outros posts (Praia de Jeribucaçu, Itacaré, várias praias; e, Itacarezinho e Camboinha).
Comments