O acesso à Itacarezinho é pela BA-001, alguns poucos quilômetros após o estacionamento da Engenhoca e Havaizinho, na Costa do Cacau. O acesso é através de uma propriedade particular, sendo gratuito para quem descer a pé (cerca de 30 minutos de caminhada descendo na ida), e pago para quem quiser estacionar a poucos metros da praia. A praia oferece infraestrutura de bar, restaurante e sorveteria, mas o preço é para poucos.
Apesar do nome no diminutivo, são cerca de 3,5 km de praia de uma beleza incrível. Com muitos coqueiros, boas ondas e bancadas de corais inclusive com cavernas, perfeitas para um mergulho submarino. No canto norte da praia existe uma bica de água doce para um banho refrescante.
De setembro a março é comum a visita de tartarugas marinhas que chegam às suas areias quase desertas para desovar, com os últimos filhotes nascendo em maio. É mais uma atração desse paraíso.
Seguindo para norte, pouco antes de chegar à bica, tem uma trilha que leva à Camboinha ou Gamboa. É preciso atravessar o Morro da Camboinha para chegar à praia, mas a trilha não é difícil e nem demorada, levando a um lugar encantador, uma das minhas praias preferidas em Itacaré.
Em meio às rochas no meio da praia a água fica empoçada na maré baixa, e forma uma mini piscina. Tem uma entrada no meio das rochas que parece um "labirinto", super legal. E a praia, como não oferece nenhuma infraestrutura e tem acesso por trilhas, é quase deserta, apenas com a passagem de pessoas para conhecer.
Recomendações:
Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.
Lembre-se também de levar água para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio).
Aconselhamos levar algo de comer, para repor as energias, de preferência que não suje o lugar, servindo de alimento para os animais (no lugar existe serviço de bar, restaurante e sorveteria, $$$$).
Se encontrar ninhos de tartarugas, ou tiver a felicidade de vê-las seguindo em direção ao mar pela primeira vez, não toque, não mexa, não faça nada, deixe a natureza seguir seu caminho sem interferência.
E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.
E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.
Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!
As praias Itacarezinho e Camboinha são mais duas opções de praias paradisíacas em Itacaré para conhecer, se tiver a oportunidade, não perca a chance. São lindas! Assim como Jeribucaçu, Engenhoca e Havaizinho, e outras praias de Itacaré.
Comments