Itacaré é uma das cidades que fazem parte da Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia. Tem temperatura média de 27°C ao longo do ano, e apesar de ter a época chuvosa no inverno (março a agosto), o sol é companhia constante o ano todo. O aeroporto mais perto fica em Ilhéus, a 70 km da cidade, sendo Salvador outra opção, um pouco mais distante, com 270 km atravessando para a Ilha de Itaparica de ferry-boat.
Na cidade de Itacaré, que não difere muito de outras cidades baianas pequenas, colorida e com alguns vestígios da época colonial, você encontrará muitas opções de lazer e belezas naturais de tirar o fôlego.
A Praia da Concha é umas das que oferece melhor infraestrutura para os turistas, com uma série de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e cabanas a beira mar que oferecem bebidas e comidas típicas.
É uma praia sem ondas, formada pelo encontro do Rio de Contas com o mar, forma uma pequena enseada boa para prática de esportes como canoagem, natação e stand up paddle. Além de ser uma ótima opção para família com crianças pequenas.
No canto esquerdo, indo em direção ao Rio de Contas, está a Ponta do Xaréu, onde costuma-se ir no final da tarde para apreciar um belíssimo pôr-do-sol. Do outro lado encontra-se o farol quadrado, típico do litoral baiano, e de onde é possível admirar um lindo nascer do sol ou da lua.
A Praia do Resende fica próxima do centro também, saindo da rua principal por uma pequena trilha que através de um lindo gramado com muitos coqueiros chega-se à praia. Nesse gramado costuma-se praticar yoga e capoeira, e é uma ótima área para curtir um momento de tranquilidade e tirar uma soneca. Esta praia tem uma infraestrutura informal, e com maré baixa piscinas naturais se formam no canto direito da praia, que possui boas ondas para surfar.
Seguindo pelas rochas do lado direito, chegamos à Praia da Tiririca. Uma das melhores praias para surf na Bahia, fica a menos de 1 km do centro da cidade. Não é uma praia grande, estando cercada de rochas de ambos os lados. A próxima praia, continuando a trilha pelas rochas, depois de atravessas a Praia da Tiririca, é a Praia da Costa. Uma praia pequena sem infraestrutura, com muitos coqueiros e cercada de rochas, apresenta muita correnteza.
A última praia acessível de carro pelo Caminho das Praias, mas que tranquilamente dá pra ir caminhando, é a Praia da Ribeira. Lá você encontrará estacionamento e vários guardadores de carro. A praia oferece várias barracas que vendem bebidas e petiscos. Mas uma praia linda de Itacaré, tem como pano de fundo a mata atlântica, e na lateral esquerda tem uma pequena represa de água doce do Rio Ribeira.
Nesse ponto também você poderá contratar um guia (se não souber bem o caminho, é aconselhável) para chegar até à paradisíaca Prainha. Cartão postal de Itacaré, é considerada uma das mais belas do Brasil. Tem morros com mata atlântica a norte e a sul da enseada, um coqueiral lindo junto à praia, areias brancas e é quase deserta. Existe apenas uma barraca que vende bebidas e algum petisco.
Com relação à cidade de Itacaré, não espere muita coisa durante o dia. Os bares e restaurantes, concentrados principalmente na Rua Pedro Longo, conhecida como Passarela da Vila, que a noite vira um calçadão, não costumam abrir na hora do almoço, apenas no final da tarde e noite, quando todas as tribos se encontram prontas para curtir a música e danças, em diversos estabelecimentos.
Se quiser comer na hora do almoço você terá uma certa dificuldade para encontrar um lugar. A tarde aconselho para enganar a fome, na volta da praia, um pastel com caldo de cana que fica no Caminho das Praias, no final da avenida principal, Pit Stop Ki Caldos, é uma delícia.
A noite as opções são variadas, você vai encontrar todo o tipo de comida que imaginar. Na primeira noite fomos de peixe com camarão, no Camarões pelo Mundo, pratos caseiros, estava saborosíssimo. A segunda noite comemos uma deliciosa comida árabe no Alamain, e para finalizar, fizemos nossa reserva no Jiló Bar e Restaurante, uma comida fantástica.
Como o objetivo não era curtir a noite, e sim o dia disfrutando de praias paradisíacas e até nascer do sol na praia, ficamos hospedados na Pousada da Zazá, que fica a duas quadras da Praia da Concha, e mais afastada da agitação da Passarela da Vila, mas ainda acessível a pé. A pousada é super bacana, com piscina e um super café da manhã, e possui instalações simples mas limpas e tranquila.
Recomendações:
Para fazer o caminho pelas rochas e trilha até a Prainha, recomendo utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados, pois o terreno é irregular e pode eventualmente causar quedas.
Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.
Lembre-se também de levar água para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio).
Aconselhamos levar sempre algo de comer, para repor as energias, de preferência que não suje o lugar, servindo de alimento para os animais (no lugar não existe nenhum tipo de serviço).
E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.
E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.
Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!
Itacaré possui muitas praias paradisíacas (Jeribucaçu, Engenhoca e Havaizinho, Itacarezinho e Camboinha), algumas delas acessíveis através de pequenas caminhadas, e a imersão na natureza é uma coisa fantástica. Um lugar fenomenal para passar alguns dias.
Comments