Continuando nosso passeio de férias em família, depois de passarmos por Lençóis fomos até Mucugê, passando pelo Poço Azul e pelo Parque Olhos d'Água. Foi minha terceira visita à Mucugê, sendo a primeira em 1999, e a segunda em 2018 quando fui com meus pais e com nosso vizinhos de Salvador visitar uns amigos (ex-vizinhos de Salvador) que moram na cidade. Não teríamos muito tempo, mas algum passeio teríamos que fazer, além de meus irmãos conhecerem a cidade.
Nossos amigos Márcia e Rau sugeriram de fazermos o passeio para a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara. Nos indicaram o guia Reis (de Ibicoara) e assim agendamos o passeio que duraria o dia todo, para o dia seguinte.
Mucugê é uma cidade muito pequena e encantadora. Todas as pessoas se conhecem, e todos de alguma forma se ajudam. As pessoas costumam prestigiar os negócios da cidade frequentando os bares, restaurantes, comércio e até a feira organizada por agricultores da região para vender seus produtos.
Passear a pé pela cidade é uma delícia, com seu casario antigo, charmoso e super bem preservado, já que muito daquilo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.
Caminhamos por boa parte da cidade no final de tarde e fomos curtindo o clima de paz da cidade, olhando e conhecendo cada cantinho. Uma delícia de passeio, o clima estava muito bom, nem calor nem frio.
Aproveitamos para comprar pão, e o que mais faltava pro café da manhã, lanche (do passeio) e jantar do dia seguinte, pois nessa noite saímos para jantar e descontrair com nossos queridos amigos.
A cidade estava muito florida quando visitamos, e pude tirar diferentes fotos em diferentes pontos ao longo do nosso passeio.
Para jantar, Márcia e Rau nos levaram no Beco da Bateia, onde estão o restaurante Pizza da Garagem e o Boteco O Matuto. Um lugar super agradável, com um estilo único e atenção ao cliente nota 10. Para as crianças tem um parquinho nos fundos, que de algumas mesas é possível ficar observando.
Os drinks oferecidos são variados, e super caprichados. Além de cerveja bem gelada, foi pedido um delicioso gim tônica, e para experimentar, pedi um drink que levava café. Algo inusitado e gostoso. Os drinks ainda vem acompanhados de um papelzinho preso no copo com um mini grampo com uma mensagem diferente para cada um, sendo sempre uma surpresa interessante.
As pizzas pedidas estavam uma delícia, e o preço é justo. Vale super a pena conhecer esse lugar encantador, alegre, divertido e com ótimas opções de comidas e bebidas.
Dessa vez não visitamos o famoso Cemitério Santa Isabel em estilo bizantino, que na cidade de Mucugê fica a meia encosta do Morro do Cruzeiro. Com suas lápides brancas que imitam igrejas góticas e meio rústico, é muito charmoso. Datado do início do século XIX, quando um surto de cólera e varíola atingiram a região, e devido a presença turca de compradores de diamantes apresenta esse estilo distinto. A noite é iluminado e fica ainda mais bonito.
Com acesso através de trilhas de 600 metros, subindo cerca de 200 metros na topografia, do alto do Morro do Cruzeiro é possível ter uma bela vista panorâmica da região, podendo-se avistar os vales nos arredores, e também o limite entre a Serra do Sincorá e o planalto dos Gerais de Mucugê. O morro é sustentado por arenitos da Formação Tombador.
Mucugê é uma cidade muito pequena e encantadora, de muita paz e com um povo muito alegre. Se você visitar em tempos de festa, como São João ou algum festival que tenha por lá, irá se surpreender com a animação dos habitantes locais. No inverno costuma fazer muito frio, então leve agasalho.
Não esqueça de comprar os morangos produzidos pelos moradores da cidade, são deliciosos, e podem ser comprados in natura ou congelados. Quando fomos comprar ainda encontramos amoras maravilhosas também.
Nós ficamos hospedados na casa dos nosso amigos, mas se você for reservar uma pousada em Mucugê, não hesite em escolher a Pousada Garimpos da Terra (https://www.garimpodaterra.com/). Um lugar espetacular, sofisticado, muito limpo, organizado e com atendimento nota 10.
Comentários