top of page
Foto do escritorchrisbusnellofianco

Praia do Diogo - Bahia

A lindíssima Praia do Diogo fica no litoral norte da Bahia, entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe, na região de Imbassaí. Fica no Km 68 da Linha Verde (BA-099, pedagiada), e tem uma placa pequena indicando sua entrada. A partir daí a estrada é de paralelepípedo por cerca de 1 km. A vila não tem nada de mais, a não ser o famoso restaurante Sombra da Mangueira, o banho de rio no Rio Imbassaí, e o início da trilha pelas dunas para a praia.


Como iríamos almoçar no restaurante Sombra da Mangueira, apesar de ficar distante do início da trilha, deixamos o carro estacionado lá e descemos a pé em direção à Pousada Raona, onde logo em seguida atravessamos uma ponte de madeira com corrimão verde que passa sobre o Rio Imbassaí, e leva às dunas do Diogo.


Caminhamos pelas dunas em direção à praia, um passeio em meio à natureza que adorei fazer, apesar do calor. Chegando na praia a recompensa é garantida. Uma praia paradisíaca, com um mar lindo, praticamente deserta com rochas formando pequenas piscinas naturais na maré baixa, um espetáculo.


Por ali você vai encontrar umas barracas bastante rústicas que oferecem apoio ao visitante. Tem comida e bebida, mas não espere guarda-sóis e cadeiras, como costuma-se encontrar em Salvador.


Caminhando para o lado direito de quem olha em direção ao mar, você vai chegar na Praia de Santo Antônio, uma continuação da Praia do Diogo. A praia continua quase deserta, e as barracas são no mesmo estilo, porém você vai encontrar mais opções.


Se quiser ir direto para a Praia de Santo Antônio de carro, a entrada fica um pouco mais pra frente da entrada para o Diogo na BA-099 sentido norte, e a estrada é de terra por uns 3 km. A diferença é que você poderá estacionar mais perto do mar, se chegar cedo, mais tarde pode ser que tenha que recorrer a estacionamentos particulares. Assim como o Diogo, a vila de Santo Antônio é pequena e simples.


Voltamos caminhando pelas dunas e no final é possível mergulhar no Rio Imbassaí, que apesar da cor escura, tem águas limpas e é raso. O acesso é pela lateral da ponte de madeira, que atravessamos no início.


Para finalizar, fui conhecer o famoso restaurante Sombra da Mangueira, que oferece banheiro e chuveiro para os visitantes, além de mesas na sombra de uma mangueira enorme para sentar e saborear deliciosos pratos com frutos do mar, eu comi uma deliciosa moqueca de frutos do mar que vem com queijo em cima.


É um passeio que pode ser de um dia, inclusive saindo de Salvador, ou por um período mais longo, se você quiser aproveitar por mais tempo desse paraíso, imerso na cultura pacata dessas duas vilas e na natureza exuberante que esse paraíso tem para oferecer. Aí terá que procurar alguma das pousadas disponíveis na região.


Vista do alto das dunas, início da trilha, para a praia

A caminho da praia pelas dunas

Natureza preservada na região

Praia do Diogo

Barracas na Praia do Diogo

Rochas na Praia do Diogo

Praia do Diogo

Piscina natural na Praia do Diogo

Uma das entradas para a Praia de Santo Antônio

Lateral da Pousada Praia de Santo Antônio, com esse visual lindo com a passagem do rio

Voltando feliz pelas dunas

Ponte de madeira sobre o Rio Imbassaí no Diogo

Restaurante Sombra da Mangueira

Mesas na sombra da mangueira



Recomendações:

  • Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.

  • Lembre-se também de levar água para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio), apesar de ter barracas que vendem comida e bebida no local.

  • E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.

  • E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.

Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!




Mais uma opção de praias paradisíacas no Estado da Bahia.




Chris Busnello Fianco

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page