top of page
Foto do escritorchrisbusnellofianco

Rio Mucugezinho, Chapada Diamantina - Bahia

Atualizado: 18 de dez. de 2020

A caminho de Lençóis, após fazermos um passeio muito tranquilo na Pratinha e Poço Azul, paramos na margem da BR-242 para conhecer o Rio Mucugezinho, a 18 km de Lençóis. Em frente ao estacionamento existe infraestrutura de restaurante, bar, loja de souvenir e banheiro, e por ser um local de fácil acesso costuma ficar cheio, principalmente em feriados e finais de semana. Portanto se quiser conhecer o lugar de forma tranquila, é melhor planejar ir durante a semana ou em pela manhã, cedo.


Conhecer o Rio Mucugezinho, assim como o Poço e Cachoeira do Diabo são opções de passeio para quem não quer fazer trilha ou tem pouco tempo. O passeio é gratuito e não é necessário guia para percorrer os 5 minutos de caminhada leve até o rio, podendo ser feita por pessoas de todas as idade. Para a cachoeira o percurso é de 1,5 km, numa trilha tranquila.


Placa indicativa da trilha até o Rio Mucugezinho

Antes de completarmos os 5 minutos já avistamos o rio, e logo em seguida chegamos num ponto que parece um bar. Um lugar com mesas e até churrasqueira, de odte se tem acesso ao "piscinão" natural, que apesar da cor escura da água, é super limpa.


Vista a partir da trilha, chegando no poço do Rio Mucugezinho

Poço formado ao longo do Rio Mucugezinho e sua água ferrosa

Antes de entrar na água ainda dei uma caminhada pelas rochas ao longo do rio e vi alguns lugares que formavam pequenas piscinas, mas já estavam ocupadas por outras pessoas. O lugar é lindo, e mesmo com a água escura devido à grande quantidade de ferro.


Natureza ao longo do leito do Rio Mucugezinho

Leito do rio a jusante

Para de entrar no rio necessita uma certa preparação, mas por causa da temperatura da água, que não era muito quente, mas tínhamos que aproveitar o lugar, então é melhor entrar de uma vez. Quem souber nadar pode aproveitar para chegar na queda d'água que é uma delícia para uma massagem natural.


Local por onde deve-se entrar no poço

Geologia. O escorregador do rio Mucugezinho foi formado a partir do entalhamento vertical do vale, sendo que naquele local o rio atingiu o plano de estratificação dos arenitos rosados da formação Tombador, aproveitando-se da inclinação para leste do flanco oriental do Anticlinal do Pai Inácio, por onde escorre a água


O Roger subiu um pouco nesse plano de estratificação, e ficou com muita vontade de descer escorregando, mas como não conhecíamos o lugar e como era a queda final no poço, se em um lugar havia rochas mais rasas ou não, então ele não desceu.


Rocha por onde escorre a água do Rio Mucugezinho

Massagem natural

Vimos algumas pessoas subindo nas rochas laterais para saltar na água, mas como não conhecíamos o lugar, não conseguíamos ver o fundo, já que a cor da água atrapalha, e não tem salva vidas no local, não pulamos e não aconselhamos que ninguém o faça.


Acabou que não fomos no Poço do Diabo, por não conhecer e não ver nenhuma placa indicando, apenas seguimos o caminho que vimos e que levava ao Rio Mucugezinho, provavelmente abaixo do Poço do Diabo. Mas já foi lindo e curtimos o passeio com direito a massagem natural.



Recomendações:

  • Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu. Não esqueça a roupa de banho.

  • No lugar existe todo tipo de serviço de bar e restaurante, banheiros e até loja de suvenires.

  • Cuidado com os saltos das rochas, se não tiver uma pessoa local indicando o lugar exato onde possa ocorrer, não aconselhamos.

  • Importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.

  • E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.

Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!




Chris Busnello Fianco

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page