A segunda ilha visitada durante nosso cruzeiro pelo Mar Egeu, e onde passamos boa parte do dia, foi Rodes, conhecida como a Ilha das Rosas. É a maior das ilhas do Dodecaneso da Grécia, localizada a 600 km de Atenas e próxima da costa da Turquia. Famosa pelo Colosso de Rodes, uma estátua de 30 metros de altura do deus-sol Helios, totalmente destruída por um terremoto em 226 a.C., é considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Porém, na ilha não faltam aquelas características comuns da Grécia, belas praias, ruínas antigas e história que atravessa milênios.
Para quem pensa que vai encontrar apenas ruínas da antiguidade na Grécia, esse centro histórico da Idade Média é uma grata surpresa. Tem uma Cidade Velha com a medieval Rua dos Cavaleiros, onde cada língua tinha sua própria hospedaria, a Porta da Liberdade, e o Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes, primeiro castelo construído pelos cavaleiros. Tomado pelos otomanos e mantido pelos italianos, o palácio é hoje um museu histórico.
Outros pontos turísticos a serem visitados são o Museu Arqueológico de Rodes, localizado no antigo hospital medieval dos Cavaleiros, a Torre do Relógio Roloi, para admirar a vista do alto sobre a Cidade Velha, o Museu de Arte Bizantina, as Igrejas de Agia Triada e Agia Aikaterini, e a Mesquita Suleman. Dentro das muralhas da cidade ainda podemos disfrutar de passeios agradáveis entre monumentos históricos em suas encantadores ruas pavimentadas.
A cidade medieval de Rodes, capital da ilha, foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade, sendo a maior (com 4 km de extensão de muralhas) e melhor preservada cidade fortificada da Europa, com construções medievais, resquícios da época bizantina e mesquita, além de edificações do período otomano. Atualmente a cidade é voltada para o turismo, e encontramos muitas tabernas, restaurantes e lojas, as quais é difícil resistir a uma lembrancinha.
A parte histórica, dentro das muralhas de rodes conhecemos caminhando, e para os outros lugares alugamos um taxi, com nossos queridos amigos Tereza e Pedro, e seguimos até Lindos, passando pela cidade moderna e pelo Monte Smith. Lembro ainda que o motorista, já acostumados a fazer esse tipo de passeio e levar turistas pela ilha, ainda nos levou para conhecer lojas de artigos feitos em prata.
Localizada no extremo norte da ilha, Mandraki é a cidade moderna, e fica por fora das muralhas, na região portuária. Dali pode-se avistar os três moinhos de Rodes, bem como o local onde acredita-se que estava o Colosso de Rodes, e onde hoje estão duas pequenas estátuas representando um cervo (o símbolo de Rodes), construído sobre dois pilares na entrada do porto. Aqui são encontrados monumentos construídos durante a ocupação italiana, como o Banco da Grécia, o Palácio dos Arcebispos, a Prefeitura e o Teatro Nacional.
Na cidade moderna de Rodes, no Monte Smith, a cerca de 2 km da cidade medieval, está um pequeno sítio arqueológico com entrada gratuita, onde estão os vestígios da Acrópole de Rodes, além dos restos do estádio, o teatro, o templo Pythian de Apolo, e o templo de Athena Polias e Zeus Polias.
A cerca de 50 km de Rodes, ao sul da ilha está a cidade de Lindos, uma das mais belas aldeias de Rodes, com sua antiga Acrópole no alto de uma colina, a 116 metros acima do nível do mar, e, abaixo, a bela baia de St Paul. Lindos é um importante sítio arqueológico, e uma cidade exclusivamente para pedestres, os carros devem ficar no estacionamento gratuito acima da cidade. Passeando pelas ruas pavimentadas encontramos inúmeros cafés, restaurantes e lojas, um lugar com uma energia ótima.
A Acrópole de Lindos é cercada por muralhas construídas pelos Cavaleiros de Rodes na Idade Média (século XIII), e dentro dela pode-se observar os restos de uma igreja bizantina, um antigo teatro e os últimos vestígios do Templo de Atenas (100 a.C.).
Existem vários outros castelos na Ilha de Rodes, a maioria construída no século XV pelos cavaleiros de São João e utilizados como postos de observação, mas como a ilha é grande, o tempo que ficamos por lá curto, não pudemos visitar tudo.
É simplesmente fascinante conhecer lugares como e Ilha de Rodes, que mistura belezas naturais cênicas e muita história.
Comentários