top of page
Foto do escritorchrisbusnellofianco

Velha Boipeba - Ilha de Boipeba - Bahia

Atualizado: 5 de jan. de 2021

Depois de conhecer um pouquinho da Chapada Diamantina era hora de seguir rumo a outra descoberta, a Ilha de Boipeba, no sul da Bahia. Teríamos cerca de 350 km para percorrer, e como tínhamos hora limite para pegar o barco em Valença para atravessar até a Ilha, saímos cedo para pegar a estrada.


Na nossa viagem entre Mucugê e Valença pegamos algumas estradas boas e outras nem tanto, mas foi tudo tranquilo. Em um determinado ponto, já mais perto do litoral, vimos alguns pés de cacau com fruto. Num determinado posto que paramos para esticar as pernas, quando minha mãe foi ao banheiro, como tinha fila, acabou conversando com umas pessoas que estava lá e perguntou como e/ou onde comprar cacau. Um rapaz muito solícito perguntou se iriamos ficar um tempinho ali, que ele iria buscar uns para nós. Pegou sua moto e o filho e saiu. Ficamos lá um tempinho, e de repente o rapaz voltou com uma sacola com 5 cacaus. Ficamos muito agradecidos, o rapaz não aceitou nada em troca, foi muito gentil, coisa muito difícil de se ver hoje em dia.


Chegando em Valença, na Costa do Dendê, não sabíamos ao certo como e onde teríamos que pegar o barco, então paramos conversamos, descobrimos e depois fomos procurar um estacionamento para o carro, que ficaria parado três dias por ali. Perto do Terminal Hidroviário de Valença existem várias opções de estacionamento, é só escolher o que mais te agrada. Geralmente os preços são iguais.


Nos organizamos, deixamos o que não precisaríamos no carro e cada um com suas coisas caminhamos até o terminal onde pegamos o barco. O tempo foi quase perfeito, sendo que não tivemos que esperar muito tempo para embarcar. O barco era simples, mas fomos todos bem acomodados e seguros até nosso destino, curtindo uma tarde deliciosa de sol no passeio até o Cais de Boipeba.


Localizada no município de Cairu, no litoral sul da Bahia, a Ilha de Boipeba é vizinha à Ilha de Tinharé, onde está situado Morro de São Paulo, e com a qual formam o Arquipélago de Cairu. Ponto turístico de extrema beleza, sendo inclusive escolhida a segunda Ilha mais bonita da América do Sul, atrás apenas da Ilha de Páscoa no Chile (Traveller's Choise 2013).


No Terminal Hidroviário de Valença, prontos para embarcar nessa aventura

Iniciando nossa travessia de barco até a Ilha de Boipeba

Chegada no Cais de Boipeba

Chegando na ilha, com o GPS ligado, fomos direto para nossa pousada deixar as coisas e nos prepararmos para começar a explorar aquele paraíso. Apareceram algumas nuvens no céu, e até uma garoa pegamos no caminho para subir no Mirante Quebra-Cu, que tem uma vista linda com muito verde, e o mar como elementos cênicos principais.


Placas indicativas dos pontos turísticos e outros da Ilha de Boipeba

Vista do Mirante Quebra-Cu

Depois, quando descemos em direção à Praia Boca da Barra, o tempo deu uma melhorada. Caminhamos pela praia conhecendo os lugares e curtimos um pôr-do-sol digno de cartão postal. Um espetáculo.

Escultura na praia da Boca da Barra

Praia da Boca da Barra

A ilha de Boipeba possui várias praias, como Praia da Boca da Barra, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema, Praia da Cova da Onça, Praia da Ponta dos Castelhanos. A vegetação típica é de mata atlântica, com árvores frutíferas nativas, várias espécies de palmeiras, restinga, recifes de corais e manguezal.


Pôr-do-sol na Praia da Boca da Barra


A vila ainda é bastante rústica, bem menos turística que a famosa Morro de São Paulo, não vemos nada muito chique, mas sim uma vida pacata de cidade pequena. As coisas não são muito baratas, mas você poderá encontrar quase tudo por lá. Cuidado com os horários de funcionamento dos estabelecimentos, ainda mais fora de temporada.


Entardecer na Praia da Boca da Barra

Como passamos o dia praticamente viajando e comendo apenas petiscos ao longo do dia, então a noite estávamos com muita fome, e cedo fomos procurar um lugar pra jantar. Praticamente paramos no primeiro restaurante que vimos aberto, Pizzaria e Churrascaria Nosso Canto, pois a maioria ainda estava abrindo. Comemos uma pizza deliciosa feita no forno a lenha e com massa fina, sentados em uma mesa ao ar livre. Muito bom!


Parada para jantar no Pizzaria e Churrascaria Nosso Canto

Na manhã seguinte tomamos um delicioso café na pousada, servido nas mesas em volta da piscina e num espaço aberto ao lado. Na pousada são permitidos animais, e por lá haviam vários gatos e cachorros, o que não nos agradou muito pois ficavam em volta das pessoas, inclusive nas áreas de cozinha e no café da manhã, mas eles eram dóceis.


Café da manhã na beira da piscina do Abaqua Hostel

O Abaquar Hostel é simples e bem localizado, em um lugar super tranquilo, porém não muito longe dos restaurantes e do agito da vila. Com uma área verde legal, tem uma área coberta com redes e almofadas para descansar perto da natureza, além de uma cozinha com churrasqueira acessível para todos.


Área verde do Abaqua Hostel, onde ficamos hospedados


Essa foi só a chegada, vamos para os passeios imperdíveis da Ilha de Boipeba...


Ah, não foi no mesmo dia, mas foi na Velha Boipeba, então estou postando aqui. O pôr-do-sol na Pousada-Bar O Céu de Boipeba é top. Fomos na volta do passeio até o Pontal do Bainema, e subimos direto. Tinham poucas pessoas nesse dia, e foi super tranquilo. Você deve tirar os sapatos e lavar os pés para entrar. O lugar é super bacana, com uns sofás confortáveis para curtir um entardecer maravilhoso.


O lugar oferece serviço de bar e não é de festa, pois fica aberto para visitantes irem contemplar a natureza. Pelo que vi no site hoje (https://www.oceudeboipeba.com/bar-restaurante), pelo Covid-19 estão limitando a entrada de pessoas, e cobrando taxa de R$50,00 que pode ser descontada da consumação. Quando fomos não pagamos nada, apenas o consumo.

Momento contemplação nesse lugar fantástico que é a Pousada O Céu de Boipeba

Um brinde à vida! A mais momentos como esse!

Família reunida depois de um dia maravilhoso de muita caminhada em meio à natureza

Conforto e charme do bar-restaurante da Pousada O Céu de Boipeba

Pôr-do-sol visto a partir da Pousada O Céu de Boipeba

Vamos juntos que a Ilha de Boipeba nos espera!



Chris Busnello Fianco

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page