Visitar a Ilha Fraser e o Lago McKenzie estavam em nossos planos quando fizemos a viagem de carro de Sydney até Carns, mas não havíamos programado nada, e nem visto maiores detalhes, já que nossas viagens são sempre meio improvisadas.
Durante nossa estada em Hervey Bay, visitando o Whale Bay Marine, que ficava perto de onde nos hospedamos, acabamos passando no centro do turista e pegando algumas informações. Fechamos um pacote e fomos conhecer a maior ilha de areia do mundo, Fraser Island.
Na costa leste da Austrália, em Queensland, a ilha se estende por 120 km e tem alguns pontos turísticos como o lago de água doce McKenzie, as formações rochosas The Pinnacles, o transatlântico encalhado S. S. Maheno, o rio de águas cristalinas Eli Creek entre outros pontos.
Seguimos de ônibus até a balsa, onde descemos e fomos apreciando a bela travessia até a Ilha. Lá embarcamos em outro ônibus, esse 4x4 e seguimos nosso passeio na companhia de pessoas de diferentes nacionalidades.
Depois de passar por praias quilométricas lindas de ônibus, com aventura, uma das primeiras paradas foi o The Pinnacle. Uma espetacular formação geológica formada a centenas de milhares de anos por areias e argilas com diferente minerais com conteúdo de ferro que resultaram nos penhascos moldados pelo vento e chuvas, com centenas de cores diferentes em tons de laranja, amarelo, vermelho e marrom.
A próxima parada foi para observar o transatlântico encalhado S. S. Maheno. Pertencente à Union Company of New Zeland, operava no Oceano da Tasmânia atravessando entre a Nova Zelândia e Austrália de 1905 a 1935, foi arrastado por um ciclone ficando encalhado na Ilha Fraser, onde se desintegrou e hoje é ponto de parada para os turistas.
O Eli Creek é o mais longo rio de águas cristalinas da ilha, é um ponto popular para piquenique. Caminhamos um trecho dele pela lateral, por uma trilha que vai margeando o rio, e conta com o auxílio de algumas pontes e degraus que facilitam a vida do turista. Os visitantes costuma aproveitar as águas tranquilas, porém geladas do rio para aproveitar o momento em meio a natureza, e para descer o rio em boias.
Lar da mais pura linhagem de dingos (canídeo selvagem) remanescentes no leste da Austrália, avistamos um exemplar caminhando tranquilamente por uma das praias que passamos. O ônibus deu uma diminuída na velocidade para que pudéssemos ver melhor, mas não parou, já que são animais nativos e selvagens.
Visitamos também o único lugar da Terra com florestas tropicais com árvores altas desenvolvida em ambiente de duna em altitude superior a 200 metros, o Fraser Island World Heritage Area.
E finalmente, o último e mais esperado ponto de visitação do passeio, o Lago McKenzie, localizado no Parque Nacional Great Sandy. Um dos vários lagos "perched" (empoleirado) da Ilha, desenvolvido quando depressões nas dunas se enchem permanentemente com água da chuva, possui 150 hectares em área. A ilha apresenta metade desse tipo de lagos do mundo.
O lugar é de uma beleza estonteante. Localizado no meio de uma área de floresta, o branco da areia impressiona e contrasta com o azul da água cristalina do lago, um ambiente completamente preservado.
Na travessia da ilha para o continente no ferry-boat, apreciamos um lindo entardecer e pôr-do-sol, com direito a observação de baleias e golfinhos pelo caminho, para fechar o passeio com chave de ouro.
A Fraser Island é um paraíso natural na costa australiana de Queensland.
A Australia é linda mas um pouco assustadora! Ver assim de casa é uma coisa muito legal
tudo muito especial!!!!! Beijos