Quando estávamos chegando na Austrália recebemos a informação que o Ciclone Debbie havia atingido a costa do estado de Queensland, e esse foi um dos motivos para termos feito a viagem para o sul da Austrália antes de irmos para o norte.
Chegando na região onde fica a cidade de Airlie Beach começamos a ver os rastros deixados pelo evento atmosférico que causou muitos danos na região, inclusive atrapalhando o turismo, uma das maiores fontes de renda. Os danos vimos principalmente na vegetação, visto que as construções já estavam praticamente todas reformadas e reconstruídas, apesar do ciclone ter atingido a região a cerca de um mês.
Saímos do porto de Airlie Beach com destino a Whitehaven. Depois de um tempo de passeio descemos no Parque Nacional Ilha de Whitsundays, a maior ilha do arquipélago, que conta com 74 ilhas no total. Do ponto onde descemos do barco seguimos para a trilha que leva ao mirante Hill Inlet Lookout para avistarmos do alto o paraíso de areias brancas contrastando com o azul do rio formado na Whitsundays Islands National Park, que desemboca no mar.
Na ilha vimos vestígios da passagem do ciclone, mas conseguimos fazer a trilha e chegar no mirante sem problema. Voltamos e seguimos para o Lagoon Rock Reef para tentar fazer o mergulho e conhecer a vida marinha, mas infelizmente a água ainda estava bastante turva por causa do Debbie e não conseguimos ver nada, além da água estar um pouco gelada, e por isso não ficamos muito tempo por lá.
Por fim chegamos à Praia de Whitehaven. Um paraíso com uma floresta tropical densa no interior, areia branca, mar calmo e de um azul incrível. Neste lugar nos foi servido um almoço simples preparado pela equipe do passeio. Aproveitamos muito a praia o tempo que estivemos ali, e depois voltamos para a cidade.
Whitsunday e Whitehaven são de uma beleza inenarrável. Que lugar fascinante para conhecer e passar um dia maravilhoso!
Comments