Mais um dia de férias, e sem poder sair da comarca do Bajo Llobregat, a qual pertence o município de Castelldefels onde vivemos, devido ao Covid-19, então vamos procurar lugares para conhecer por perto. Vendo uns posts no Instagram sobre o Baixo Llobregat descobri uns lugares interessantes para visitarmos. Colocados no Maps, nos arrumamos e fomos passear um pouquinho.
O dia havia amanhecido sem nuvens, mas depois do almoço uma nebulosidade escondeu parcialmente o sol. A temperatura máxima prevista esse dia, na nossa localidade era de 12°C, mas tinha vento, e estávamos de moto, então podemos baixar para uns 8 °C, pelo menos a sensação térmica.
Nossa primeira parada foi no município El Papiol, pertencente à mesma comarca, Província de Barcelona. O povoado se formou sobre um morro de 160 m de altura, ao redor do castelo medieval El Papiol, que servia para proteger o Rio Llobregat e o caminho para Barcelona.
O povoado estava deserto esse dia, acho que juntou as comemorações de Natal, que na Catalunha são festejados nos dias 25 e 26 de dezembro, com o horário da "siesta", não havia quase ninguém pelas ruas. Deixamos a moto parada perto da igreja e caminhamos uns 50 metros em direção à parte de trás da mesma para chegar ao castelo.
A visita foi muito rápida, mesmo porque estava tudo fechado e só apreciamos pelo lado de fora. Ao lado do castelo tem um "mirante" de onde é possível avistar e apreciar a Montanha do Montserrat.
A parada seguinte foi no Município de Martorell, também pertencente à comarca do Baixo Llobregat. Um município mais desenvolvido, com indústrias e uma população quatro vezes maior que El Papiol, com cerca de 27 mil habitantes. Logo na chegada nos deparamos com a Puente del Diablo, uma ponte medieval reconstruída em 1963 com estilo gótico, sobre uma base romana de 1295, sobre o Rio Llobregat. Um lugar super bacana, com calçadas, bancos e gramados para passar um tempinho por ali.
Demos uma pequena volta na cidade e deu para perceber que, como todas, é muito limpa e organizada. Com seu casario antigo preservando a história do povoado.
Em Sant Andreu de la Barca passamos em frente à L'Ermita de Santa Madrona, que fica dentro do Parc de L'Ermita de Palau. Foi reformada em 1882 sobre os restos de uma antiga ermida gótica, e hoje faz parte do Patrimônio Arquitetônico da Catalunha. Está numa posição geográfica privilegiada, e livre de outras construções ao seu redor, deixando-a em lugar de destaque com todo seu charme e história. Prospecções arqueológicas recentes descobriram material sob o piso da capela que datam dos séculos I e II aC.
A última parada do dia foi na Iglesia de Santa María de Cervelló. Uma ermida romana do século X construída ao lado do Castillo de Cervelló. Quando chegamos e estacionamos não sabíamos da existência do castelo, tanto que deixamos os capacetes e subimos, correndo para aquecer, até a ermida achando que seria uma parada rápida. Mas como vimos que tinha o castelo, e uma pequena trilha para chegar até ele, resolvemos arriscar.
Voltamos na moto para prender os capacetes e subimos correndo até o início da trilha que levava morro acima. Não era uma trilha difícil, inclusive haviam vários trechos com escadas e passarela, e seguimos até o final passando por mini cavernas e outras construções antigas até chegar ao ponto principal.
O Castelo, datado de 904, encontre-se atualmente em ruínas, com os muros escondidos pela vegetação. Localizado ao alto de um morro, tinha posição estratégica e defesa natural, visto que de alguns lado não era possível acessá-lo.
Os lugares são muito bonitos, e com muita história. Vamos passeando e aprendendo em todos os cantos que visitamos.
Tudo iisto é maravilhoso Chris, parece um cenário de sonho!
Está sendo muito bem mostrado!
A viagem está super legal!
Beijosssss