Com o objetivo de visitar uma cachoeira que havíamos visto peto do Morro de L'Abella, em direção à Tavertet, seguimos pela BV-5207, e a uns 3 km depois encontramos um mirante, que dava uma boa vista para o penhasco, mas nada comparado com o que havíamos visto a partir do Morro de L'Abella. Deste ponto, onde o carro está estacionado, seguindo cerca de 2 km pela estrada será possível ver a Cachoeira Salto del Molí Bernat, pois no local não é possível parar.
Da estrada vimos que não havia nada de água descendo da cachoeira, e na sequência vimos que o rio que dá origem à cachoeira também estava seco. Seguindo em frente logo chegamos à encantadora Tavertet, onde, logo na chegada haviam voluntários perguntando o que iríamos fazer e dando indicações.
Tavertet é um município da Cataluña que pertence à Província de Barcelona, na comarca de Osona, a sul da subcomarca de Collsacabra. Dentro da zona de Las Guillerias, sobre um penhasco e junto a um grande precipício com vista para o Lago de Sau, permite avistar ao longe o Montseny, que serve de mirante para uma paisagem cheia de bosques mediterrâneos.
A cidade é muito pequena e quase não existe lugar para estacionar. Existem dois estacionamentos para acolher os visitantes, um logo na entrada da cidade, e outro perto do mirante. Como estávamos em moto e falamos que só iríamos dar uma volta, não tivemos problema e entramos na cidade.
As casa da cidade são quase todas de pedra e construídas com o tradicional estilo rural característico do centro da Cataluña. O núcleo urbano foi declarado Bem de Interesse Cultural pela Generalidad de Cataluña e conta com cerca de 40 casas construídas entre os séculos XVII e XIX.
A estrada para chegar e sair da cidade também tem seu charme, com muitas curvas e paredões rochosos nas laterais.
Simplesmente apaixonada por Tavertet!
Comments