top of page
Foto do escritorchrisbusnellofianco

Cuevas de Can Riera

O início do outono na Espanha já chegou com um pouquinho de frio e muito vento. Como foram anos morando no calor, primeiro Brasília (DF), que tem menos de um mês de frio por ano, e depois 9 anos em Salvador de Bahia, onde a temperatura raramente chega ao 21 graus de mínima, ainda preciso me adaptar, ainda mais que nosso meio de transporte favorito por aqui é a moto.


A temperatura ainda não é muito baixa, principalmente aqui perto do mar (Castelldefels), mas quando vamos em direção às montanhas elas costumam ser menores, e o vento é mais gelado. Decidimos então fazer um passeio curto, a cerca de 30 km de casa, para o lado das montanhas. Com sol e pouco vento fica muito agradável, as vezes até calor, mas quando o vento sopra as coisas ficam mais difíceis.


O destino final foram as Cuevas de Can Riera, formações rochosas sedimentares de cor avermelhada esculpidas pelo vento e pela água, localizadas na Montanha de L'Ordal, em Torrelles de Llobregat. A caminhada toda a partir do estacionamento onde deixamos a moto, entre ida e volta, deu aproximadamente 8 km, passando por áreas de bosque e plantações, até chegar na base da montanha, onde iniciam os diferentes passeios. Considerada uma trilha fácil, para toda a família, pelos menos até a base de onde encontram-se as covas.


Para todo o percurso, desde onde estacionar e por onde seguir, utilizamos as dicas que encontramos no blog: https://vivoxplorando.com/cuevas-de-can-riera/


Claro que pelo caminho, que para chegar é basicamente subida, fomos curtindo a paisagem e reconhecendo as árvores frutíferas da região. No meio do caminho encontramos uma figueira, e conseguimos uns 5 figos para matar a vontade, e estavam deliciosos, o problema é que eles deixavam as mãos e boca grudentos, mas não era motivo para deixarmos de aproveitar. Vimos também pés de amora, mas as que tinham eram muito pequenas e pareciam secas (acho que já passou a época), além de videiras de uma fazenda, que deixavam para o lado de fora da cerca uns cachinhos pequenos.


Paisagem do caminho

Vista de um povoado próximo às formações rochosas

Nossas árvores preferidas no momento, as figueiras.

Montanha onde ficas as Cuevas de Can Riera

Curiosidade. Formadas por conglomerados e arenitos avermelhados do Triássico, as rochas das cavernas de Can Riera pertencem à unidade geológica Garraf Vermell. As montanhas sedimentares possuem um alinhamento norte-sul, e foram esculpidas através do tempo pela erosão, dando origem às cavernas e pontes naturais e muitas microcavidades alveolares. Os conglomerados são constituídos principalmente por seixos de quartzo em matriz silicosa avermelhada, enquanto os arenitos são constituídos basicamente pelo mesmo cimento.

Placa informativa do geoparque

Base da montanha L'Ordal

Algumas das formas da montanha

Ponto de partida para subir até as cavernas de Can Riera

Como medida de preservação, as cavernas encontram-se fechadas, podendo gerar uma multa de 750€ para quem entrar, pelo menos enquanto estudam-se meios de preservação e proteção, visto que o material é frágil e as pessoas não tem muito cuidado com o que a natureza levou milhares de anos para formar. Sendo assim, não subimos até as cavernas, chegando apenas na base que dá acesso à elas.


Abaixo mostro uma foto que encontrei na internet que ilustra como é uma das cavernas existentes na região. Um espetáculo que merece ser respeitado e preservado.


Foto para ilustrar as cavernas Can Riera (https://vivoxplorando.com/cuevas-de-can-riera/)

Mais um passeio incrível perto de Barcelona...


Recomendações:

  • Para esse tipo de passeio é sempre recomendado utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados, pois o terreno é irregular e pode eventualmente causar quedas.

  • Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.

  • Lembre-se também de levar muita água, para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio).

  • Aconselhamos levar sempre algo de comer, para repor as energias, de preferência que não suje o lugar, servindo de alimento para os animais (no lugar não existe nenhum tipo de serviço).

  • E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.

  • E de lembrança, leve apenas fotografias. Nunca piche ou escreva, mesmo que seja desgastando apenas as rochas, são formações que levaram milhares de anos para se formar, e só estão assim bonitas durante sua visita, porque os visitantes anteriores a preservaram.

Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!



Continuamos com nossas aventuras, venha conosco....



Chris Busnello Fianco

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page