top of page
Foto do escritorchrisbusnellofianco

La Roca Foradada, Bruguèrs - El Parc de Garraf

Atualizado: 18 de nov. de 2020

Logo no dia seguinte à minha chegada, já resolvemos passear, mesmo que pertinho. Temos que aproveitar que é verão pela Europa e os dias são longos, com quase 14 horas de sol por dia.


É início de agosto e nos arredores de Barcelona, entre o Gavà e Beguès, exatamente no km 4 da estrada que liga estas duas localidades, colado na estrada, encontra-se a Ermita de Bruguèrs. Alí tem estacionamento livre, porém não com muitas vagas, e pelo menos dois restaurantes. Como estávamos de moto, fica mais fácil conseguir vaga.


Localização via Google Maps

Para ser sincera, não pesquisamos muito sobre o passeio, foi meio de última hora que decidimos fazer, apenas vimos que não as trilhas não eram difíceis, que havia contato com a natureza e vistas bonitas.


Aqui na Europa o App Wikiloc é muito usado por quem curte esse tipo de atividade, nele você pode gravar suas próprias trilhas, inclusive colocando fotos, e estas ficaram disponíveis para que outras pessoas acessem. Bom, olhamos várias opções e escolhemos uma que passava pela Roca Foradada, Castillo d’Eramprunyà (fechado temporariamente para visita) e Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs.


Usamos a trilha escolhida apenas como base para localização dos pontos que queríamos ver. O ponto de partida inicia atrás da Ermita de Bruguèrs, e ela toda, pelo menos o trecho que percorremos, está bem marcada.


Aplicativo Wikiloc para fazer trilhas

A primeira parada foram nas Cuevas de Bruguèrs.


Cuevas de Bruguèrs


Depois seguimos subindo pela trilha para chegar no Castillo d’Eramprunyà, que infelizmente está fechado e todo cercado. Vemos melhor ele de longe do que chegando ali pertinho. Mas a vista por lá é bonita, pra quem gosta de apreciar, sempre vale o esforço.


Castillo d'Eramprunyà


Do castelo seguimos para Las Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs. O caminho até chegar lá é tranquilo, tirando uma vegetação local que tem pequenos espinhos nas pontas das folhas, e que vão arranhando ao longo da caminhada, mas nada que deixe grandes marcas nas pernas. kkkk


A vista continua maravilhosa ao longo do caminho, e claro as fotos do alto ficaram show.


La roca panoramica

Bom, mas para conhecer Las Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs acabamos pedindo informação para outras pessoas que estavam por lá, e é um pouco escondido, além de estar pouco preservado, visto que os cabos de segurança que auxiliam na descida estão rompidos. Ainda assim resolvemos conhecer, era logo abaixo de onde estávamos, e até não foi muito difícil chegar lá, mas exige um pouco mais de preparo e atenção.

Las Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs



Até aqui tudo certo, tudo lindo e divertido, mas o nosso principal objetivo ainda não tinha sido atingido, e pelo que tínhamos visto no mapa, La Roca Foradada ficava logo no início da trilha, mas não tínhamos visto. Então começamos a retornar, atentos para não passarmos batidos pelo principal ponto turístico do passeio. E pior, estava ao lado da trilha, e no início dela, mas como o acesso era um pouco estrito e em subida, na ida, passamos batidos, mas na volta foi fácil de identificar.


Que lugar lindo, que formação geológica maravilhosa. Como só li depois à respeito, acabamos subindo na rocha, o que está sendo desencorajado por alguns estudiosos e pelo que consta, logo terá sinalização, para a preservação da mesma.


La Roca Foradada

Como fizemos um passeio relativamente curto, pois tem outras opções bem mais longas, não levamos lanche, apenas água, protetor solar e chapéu, pois esta época do ano tem muito sol e faz muito calor na Espanha.


Como fomos aproveitando e curtindo a paisagem, devemos ter demorado entre 2 e 3 horas no passeio todo.


Recomendações:

  • Para esse tipo de passeio é sempre recomendado utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados, pois o terreno é irregular e pode eventualmente causar quedas.

  • Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.

  • Lembre-se também de levar muita água, para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio).

  • Aconselhamos levar sempre algo de comer, para repor as energias, de preferência que não suje o lugar, servindo de alimento para os animais (no lugar não existe nenhum tipo de serviço).

  • E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.

Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!



Passeio realizado dia 01 de agosto de 2020.




Espero que tenham gostado desse primeiro post. Até breve...


Chris Busnello Fianco

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page