Logo no dia seguinte à minha chegada, já resolvemos passear, mesmo que pertinho. Temos que aproveitar que é verão pela Europa e os dias são longos, com quase 14 horas de sol por dia.
É início de agosto e nos arredores de Barcelona, entre o Gavà e Beguès, exatamente no km 4 da estrada que liga estas duas localidades, colado na estrada, encontra-se a Ermita de Bruguèrs. Alí tem estacionamento livre, porém não com muitas vagas, e pelo menos dois restaurantes. Como estávamos de moto, fica mais fácil conseguir vaga.
Para ser sincera, não pesquisamos muito sobre o passeio, foi meio de última hora que decidimos fazer, apenas vimos que não as trilhas não eram difíceis, que havia contato com a natureza e vistas bonitas.
Aqui na Europa o App Wikiloc é muito usado por quem curte esse tipo de atividade, nele você pode gravar suas próprias trilhas, inclusive colocando fotos, e estas ficaram disponíveis para que outras pessoas acessem. Bom, olhamos várias opções e escolhemos uma que passava pela Roca Foradada, Castillo d’Eramprunyà (fechado temporariamente para visita) e Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs.
Usamos a trilha escolhida apenas como base para localização dos pontos que queríamos ver. O ponto de partida inicia atrás da Ermita de Bruguèrs, e ela toda, pelo menos o trecho que percorremos, está bem marcada.
A primeira parada foram nas Cuevas de Bruguèrs.
Depois seguimos subindo pela trilha para chegar no Castillo d’Eramprunyà, que infelizmente está fechado e todo cercado. Vemos melhor ele de longe do que chegando ali pertinho. Mas a vista por lá é bonita, pra quem gosta de apreciar, sempre vale o esforço.
Do castelo seguimos para Las Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs. O caminho até chegar lá é tranquilo, tirando uma vegetação local que tem pequenos espinhos nas pontas das folhas, e que vão arranhando ao longo da caminhada, mas nada que deixe grandes marcas nas pernas. kkkk
A vista continua maravilhosa ao longo do caminho, e claro as fotos do alto ficaram show.
Bom, mas para conhecer Las Cuevas Mar de Deu de Bruguèrs acabamos pedindo informação para outras pessoas que estavam por lá, e é um pouco escondido, além de estar pouco preservado, visto que os cabos de segurança que auxiliam na descida estão rompidos. Ainda assim resolvemos conhecer, era logo abaixo de onde estávamos, e até não foi muito difícil chegar lá, mas exige um pouco mais de preparo e atenção.
Até aqui tudo certo, tudo lindo e divertido, mas o nosso principal objetivo ainda não tinha sido atingido, e pelo que tínhamos visto no mapa, La Roca Foradada ficava logo no início da trilha, mas não tínhamos visto. Então começamos a retornar, atentos para não passarmos batidos pelo principal ponto turístico do passeio. E pior, estava ao lado da trilha, e no início dela, mas como o acesso era um pouco estrito e em subida, na ida, passamos batidos, mas na volta foi fácil de identificar.
Que lugar lindo, que formação geológica maravilhosa. Como só li depois à respeito, acabamos subindo na rocha, o que está sendo desencorajado por alguns estudiosos e pelo que consta, logo terá sinalização, para a preservação da mesma.
Como fizemos um passeio relativamente curto, pois tem outras opções bem mais longas, não levamos lanche, apenas água, protetor solar e chapéu, pois esta época do ano tem muito sol e faz muito calor na Espanha.
Como fomos aproveitando e curtindo a paisagem, devemos ter demorado entre 2 e 3 horas no passeio todo.
Recomendações:
Para esse tipo de passeio é sempre recomendado utilizar roupas confortáveis e sapatos adequados, pois o terreno é irregular e pode eventualmente causar quedas.
Se fizer calor e sol, proteja-se com protetor solar, óculos de sol e chapéu.
Lembre-se também de levar muita água, para o período que pretende ficar no passeio (se colocar a garrafa com um pouco de água no congelador no dia anterior, terá água fresca durante o passeio).
Aconselhamos levar sempre algo de comer, para repor as energias, de preferência que não suje o lugar, servindo de alimento para os animais (no lugar não existe nenhum tipo de serviço).
E mais importante, deixe o lugar limpo, recolhendo e levando consigo todo o lixo que produzir, e as vezes, se puder, até os que algumas "pessoas" possam ter deixado para trás.
Manter este lugar mágico é responsabilidade de cada um!
Passeio realizado dia 01 de agosto de 2020.
Espero que tenham gostado desse primeiro post. Até breve...
Comments