Quinto dia de férias
Curiosidade: "O Cabo de Palos é banhado por águas do Mar Mediterrâneo, e está localizado no município de Cartagena, região de Murcia. Orograficamente faz parte dos últimos contrafortes da Cordilheira Bética, do Complexo Nevado-Filábride (complexo tectônico mais baixo do conjunto de mantos superimpostos da zona interna), formado por micaxistos paleozoicos."
Segundo a história, existem muitos barcos afundados nesta região, desde transatlânticos, até navios atacados durante períodos de guerra. A Reserva Marinha de Cabo de Palos e a Ilha Hormiga foram recentemente declarados um dos melhores lugares da Europa para mergulhar.
O lugar é realmente de tirar o fôlego, muitas praias e paisagens bonitas concentradas numa pequena região, começando pelo Farol de Cabo de Palos, imponente com seus 50 m de altura sobre um promontório com cerca de 30 m de altura. Bastante frequentado por moradores da região que vão se exercitar por alí, e por turistas.
De frente para o farol, caminhando para seu lado direito, primeiro temos a Playa de la Calafria, e depois uma sequência maravilhosa de pequenas calas ao pé da encosta. A caminhada beirando o penhasco é linda, e para a maioria das calas existem trilhas ou escadas de acesso. Como ainda estava cedo, e ainda não fazia muito calor, apenas caminhamos fotografando as paisagens até a Cala Mayor. Na volta, com o sol já mais alto, paramos para aproveitar um pouco a Playa de la Calafria. Para mim a água estava gelada, mas o Roger aproveitou para fazer um pouco de snorkel.
Durante nosso passeio pela região vimos muitos mergulhadores para todos os lados, os que chegavam de carro, em vans e de barco. Alguns barcos com mergulhadores ainda passavam direto pelas calas, indo para locais mais afastados, como ilhas da região.
Nossa próxima parada programada era fazer uma trilha até La Puerta Principal de las Cenizas, mas da estrada não vimos a entrada da trilha, e nenhuma sinalização. Como era uma área de mata fechada, achamos melhor não nos arriscarmos. Seguimos até La Unión, mais precisamente na Playa del Lastre, mas não ficamos na praia, que apesar de sua arei escura, não tinha nada de mais, subimos até o farol de Portman, por uma pequena trilha que estava bem marcada, e começava com umas escadas. Mais um lugar incrível.
Pelo google maps, perto da Playa de la Cola del Caballo havia indicação da existência de cavernas, então paramos no estacionamento improvisado perto da estrada e fomos dar uma olhada. Estava muito calor, e o sol castigava um pouquinho, e a trilha que dava acesso tanto à praia como ao mirante, estava bem marcada. Não descemos até a praia, e vimos que para ir às cavernas o caminho parecia um pouco perigoso, e como não queríamos perder muito tempo aqui, achamos melhor não conhecê-las de perto. Foi então mais uma parada rápida para conhecer e esticar as pernas.
De moto passamos pela Sierra Minera de Cartagena-La Unión. Uma formação montanhosa que foi intensamente explorada por minas de prata, chumbo e outros minerais metálicos na antiguidade, fazendo de Cartagena uma das cidades mais prósperas da Espanha Romana, até que ao final do século I, a tecnologia não permitiu continuar a exploração, e a mina foi considerada exaurida. Com nova tecnologia de exploração, no século XIX as atividades foram retomadas na forma de minas a céu aberto, encerrando as atividades definitivamente em 1990.
A região foi declarada bem de interesse cultural, na categoria sítios arqueológicos, com testemunhos culturais, arqueológicos e industriais de toda sua história mineira.
Depois de passar pela zona portuária, chegamos à Cala Cortina. Uma praia tranquila, com águas calmas e límpidas. Uma parada estratégica para nos refrescarmos e aproveitarmos o mar antes de chegarmos ao nosso destino final do dia, Cartagena!
Logo na entrada de Cartagena já podemos apreciar o seu patrimônio histórico que abarca vestígios da época cartagiana, romana, bizantina, edificações de caráter militar de época moderna e contemporânea, assim como com edifícios neoclássicos e modernistas.
Curiosidades: Foi fundada em 227 a. C., sobre um assentamento ibérico, tendo seu apogeu no período romano. Fez parte dos domínios bizantinos na península ibérica, e foi tomada pelos visigodos, entrando num período de decadência até a entrada da idade moderna. A partir do século XVI teve importante papel militar devido sua localização estratégica. Desde o final do século XIX, e durante o século XX, a economia se baseou na exploração de zinco, prata e chumbo da serra mineira, e a prosperidade se manifestou com a construção de edifícios modernistas.
A caminhada pela cidade foi cheia de surpresas, ora estávamos em meio a construções mais modernas, típicas da Espanha, ora nos deparávamos com estruturas antigas, geralmente muito bem conservadas.
A parte central da cidade é linda, e com a iluminação noturna fica ainda mais encantadora. A cidade não estava muito cheia, e aproveitamos para passear bastante, antes do jantar e depois.
Para jantar escolhemos comer um sanduíche, e uma das recomendações do google, perto de onde estávamos hospedados foi o El Purgatório. Com uma carta variada de cerveja e sanduíches com opções diversificadas e extravagantes, foi até difícil escolher o que comer. As opções de carne para os hambúrgueres variam desde boi, porco, javali, entre outros, mas existem ainda opções veganas. O atendimento é muito bom.
Começamos pedindo uma cerveja para matar a sede e uma porção de batata frita, mas pedimos também um hambúrguer para cada um. Ops, acho que exageramos. Eu comi a batata, que vem bem servida e com molhos gostosos, e já estava satisfeita. Comi ainda um quarto de um dos sanduíches para experimentar, e o outro levamos para comer no café da manhã. Estava tudo muito gostoso e agradável.
Geralmente na hora da janta aproveitávamos para revisar o roteiro e paradas do dia seguinte, assim já íamos nos preparando para o que viria.
Super bem localizado, o LoopINN Hostel Cartagena é uma ótima opção de hospedagem. As instalações são novas, com tudo muito limpo e organizado. Os detalhes fazem a diferença, a cozinha é grande, possui uma varanda com cadeiras para descanso que fica na cobertura e vista para a cidade, é show. A parte de entretenimento com sala de jogos é muito descolada, e tem outras opções ainda. Infelizmente por causa do Covid-19 acho que estava meio vazio, e não tinha quase ninguém para interagirmos. O atendimento na recepção foi ótimo, e nos sentimos super bem.
A tarde quando estava me arrumando ainda, o Roger estava sentado na cama me esperando e disse ter ouvido algo, tipo música saindo da tomada. Não dei bolas, mas a noite quando deitamos para dormir dava para escutar, pareciam conversas vindas do quarto ao lado. rs Enfim, dormimos...
Pela manhã, antes de seguir viagem, passamos pelo "casco antiguo" para conhecer mais um pouquinho de Cartagena, e como não queríamos perder muito tempo e seria uma visita rápida ao Castelo da Conceição, o Roger estacionou a moto em um lugar proibido, mas perto de onde queríamos chegar, no alto do castelo. Um lugar emblemático, e que oferece uma vista linda da cidade.
Para quem está a pé, uma boa opção para chegar a esta parte alta da cidade, e ao castelo, é subir pelo elevador panorâmico (2€), que oferece vista de boa parte da cidade.
Já seguindo em direção à estrada, porém ainda dentro da cidade, vimos esse avião C-101 próximo ao Campus Muralla del Mar de la Politécnica de Cartagena e à Praça de Touros, e pelo que li, foi uma doação do exército à esse centro de estudos.
Seguimos nossa viagem para o sul da Espanha, e espero que você nos acompanhe nos próximos posts.....
Comments