Quando chega os finais de semana meu irmão sempre me pergunta, que vamos fazer....
Como eu nunca tinha ido, e sempre ouvi falar, queria muito conhecer Montserrat. Então chegou o dia.
São aproximadamente 60km de Castelldefels até a entrada do espaço destinado ao Monasterio. O caminho é lindo, cercado de paisagens bonitas, além da vista da Montanha de Montserrat, que é um espetáculo a parte. São curvas e túneis que levam até o estacionamento pago. Os preços não são elevados, variando entre 3,50 para motos, 6,50 para carros, até 65 euros para ônibus, porém dependendo do dia e da hora que você chegue, pode ser que estacione logo no começo e terá que terminar de subir o último trecho a pé.
Existem outras maneiras de chegar ao Monasterio, como se você estacionar ou chegar por outro meio de transporte na base da montanha. Aí terá que subir de cremallera ou teleférico, os dois devem ter vistas lindas da subida, além da emoção de estar quase pendurado ou pendurado na montanha.
Atrás do restaurante Buffet de Monteserrat, que estava fechado no dia que visitamos, existem alguns pequenos caminhos com escadas onde é possível apreciar a vista do vale. Não tenho certeza se esses espaços são muito visitados por quem sobe de cremallera ou teleférico, a partir da base da montanha.
Para quem chega pelo estacionamento de cima, o caminho que leva a este "mirante" parece mais visível.
Na chegada, depois de passar o primeiro restaurante (Buffet de Montserrat), tinham várias barraquinhas com venda de produtores locais. No geral todas elas tinham as mesmas coisas, os mesmo produtos, variando apenas os queijos oferecidos por cada uma delas, com fabricação própria, cada um com suas características.
Eu como não sou muito fã de queijo não provei nenhum, mas se você gostar, pode sair de lá satisfeito, de tantas opções que eles oferecem. kkkk Meu irmão provou alguns, mas acabamos comprando mesmo um pão de figo com nozes em cima para experimentar. Eles falaram que é puro figo e frustas cristalizadas amassados. É gostoso, mas bastante doce, dividimos em duas etapas para comer, mesmo tendo comprado o menor. Ah, compramos também amêndoas caramelizadas, uma delícia.
Para quem quer viver esta cultura mais de perto, e mergulhar na história e religiosidade do Monaterio Montserrat, além de fazer as trilhas que percorrem a região, existem três opções de hospedagem que podem ser consutadas no site oficial do Monasterio (https://www.montserratvisita.com/es/index.html), assim como todas as outras informações pertinentes sobre Montserrat.
Como estamos em agosto, mês de férias na Europa, apesar de ainda estarmos em meio à pandemia, o turismo está ativo na Espanha, e haviam muitas pessoas visitando o Monasterio neste dia, como vocês podem ver nas fotos. Todas usando máscaras e procurando manter a distância recomendada, mas ainda assim com filas para fazer algumas coisas, como ver La Virgem de Montserrat de perto (não sei se está permitido tocar nela, como costumava ser a tradição). Eu não quis esperar para ver a Virgem de perto, apenas entramos na Basílica para conhecer, para isto não tinha fila.
Há outras atividades para fazer no local, como visitas guiadas, o museu e a biblioteca.
O lugar é simplesmente deslumbrante, tendo sua história originada no século VIII, com uma séria de processos de construção, destruição e abandonos ao longo dos anos.
Já tenho mais conteúdo para mostrar pra vocês, mas como aqui demanda um pouquinho mais de tempo e dedicação, e como apenas postar fotos é mais rápido, se quiser acompanhar as aventuras diariamente, me siga no Instagram: chrisbusnellofianco.
Passeio feito dia 08 de agosto de 2020.
Comments