A cidade de Roda de Ter está localizada a cerca de 80 km a norte de Barcelona, na comarca de Osona, junto ao Rio Ter. Não era um ponto programado para visitarmos, mas passando pela estrada nos chamou a atenção e voltamos para conhecer.
Era perto do meio dia, e também domingo de Páscoa. Logo que atravessamos a ponte que leva à cidade vimos muitas pessoas maiores deixando a igreja e seguindo a pé para seus destinos.
Estacionamos a moto logo que passamos a ponte e caminhamos um pouco pela região, aproveitando o lindo dia e curtindo a arquitetura catalã em cada detalhe. A vista para o rio é linda, e inclusive ao lado da ponte há um elevador e escadas que levam até o leito.
Segundo menor município da comarca, tem como fonte de renda basicamente a indústria, com destaque à indústria têxtil, que em sua origem aproveitou a força hidráulica como energia motriz. A população teve origem no povoado ibérico de La Esquerda (pertencente ao município de Masías de Roda) que foi abandonado a princípios do século XIV, e seus habitantes de instalaram em um novo núcleo, em um dos extremos da ponte sobre o Rio Ter.
A parada foi breve, mas deu um bom sinal do que nos aguardava pela frente. Seguimos até o Morro de L'Abella.
Comments